segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Juba de Gatinha: Selagem Térmica

Hello leitoras, tudo ok?! O nosso tema sobre cabelos de hoje é a tão falada Selagem Térmica. Ultimamente tenho ouvido falar muuuito sobre esse processo, e muitas amigas minhas pretendem pôr em prática essa ideia nas cabeleiras. Porém, eu fiquei um pouco confusa, porque algumas falavam que era para alisar o cabelo, outras falaram que era para reconstruir, então bateu a dúvida e resolvi pesquisar para esclarecer o assunto de uma vez por todas.


Depois de pesquisar por vários sites e blogs eu cheguei a conclusão de que a Selagem Térmica é um processo profundo de reconstrução capilar baseado em aplicação de queratina. Por que? Bem, por que a Selagem Térmica não leva formol e a amônia que pode ser utilizada no processo não é suficiente para amolecer a queratina. Algumas garotas devem ter confundido o efeito, sedoso e brilhante, dessa reconstrução com alisamento, e, vamos deixar claro, não é.

Os cabelos, assim como as unhas, são constituídos por cerca de 90% de queratina, substância que garante resistência, impermeabilidade e elasticidade aos fios, ela é formada por aminoácidos, como a tirosina que é responsável por reter pigmentos,  e cistina que liga a estruturas do fio. Todos os dias nós perdemos queratina naturalmente devido às agressões do dia-a-dia. Um cabelo livre de processos químicos consegue repor essa queratina naturalmente, porém um cabelo tratado com progressivas ou tinturas tem dificuldade de se regenerar.

É aí que entra a Selagem Térmica. Baseado nessas informações, é necessário entender que nem todo cabelo precisa repor queratina dessa forma e que essa substância em excesso também pode ressecar os fios. (Tudo em excesso faz mal, heim galera!?).


Seu cabelo, provavelmente está precisando de queratina se estiver com efeito elástico ou quebradiço. Mas, ATENÇÃO, existem vários blogs e sites que estão ensinando essa prática em casa, apesar de a Selagem Térmica ser uma Hidratação Profunda, não quer dizer que não utilize produtos químicos, então, antes de seguir qualquer receita por aí, é melhor você consultar um cabeleireiro de sua confiança, até para saber se seu cabelo realmente precisa disso e quais produtos são mais indicados para o seu tipo de cabelo. O processo é bem parecido com a progressiva, por secar o cabelo e depois utilizar a chapinha para a selagem. Mas, repito de novo que, o resultado sedoso e maleável é devido uma restauração profunda e não a um processo de alisamento.




Como o meu cabelo está se recuperando de vários processos químicos (luzes, tintura, alisamento) Estou louca para experimentar, ainda mais depois de tirar essas dúvidas. E vocês? Gostaram do post? Já fizeram Selagem Térmica? Ficaram com vontade de fazer? Comentem aqui!!!!




xoxo




Imagens: Reprodução



5 comentários:

  1. Cara, tava mesmo morrendo de curiosidade sobre a selagem... porque fiz Inteligente e não sabia se poderia trocar o processo que me parece menos agresivo. Mas ainda tenho uma pergunta Mona, porque quero o mesmo resultado, ou seja retirar as ondulações, ao menos da raiz. Deixa sedoso e hidratado, mas tira as ondulações também? só mudo se for assim... hauahuah

    ResponderExcluir
  2. Você não precisa mudar, pelo menos não pelo que eu entendi, Axo que você pode continuar aplicando a inteligente, mas, tratando com a selagem, entendeu? Afinal, a selagem é um tratamento. Eu entendi assim e olhei muuuitos sites e blogs, mas não vi essa questão lá. Acho melhor você conversar direitinho com seu cabeleireiro e decidir o que é melhor fazer! ;DD

    ResponderExcluir
  3. AAAH ADOREEI a dicaa... eu queroo e to super precisando!!! AHSUAHSUA;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá em Ana Valente pesquisar preços e outras coisas? USHUAHSUAHU Também quero fazer no meu!

      Excluir
  4. hmm parece ser ótimo mesmo, Moninha. Entendi que o efeito sedoso pode ser confundido com alisamento, o que não é, mas tenho medo de perder os cachos...
    big beijo!!! rsrs ;)

    ResponderExcluir

opina baybe!